Higiene Oral

O que é a Higiene Oral?

A consulta de Higiene Oral destina-se à remoção de placa bacteriana resultante da acumulação de restos alimentares, bactérias e saliva na cavidade oral.

É fundamental para a prevenção de patologias orais e é determinante na manutenção dos tratamentos realizados em Medicina Dentária.

Deve ser efetuada de 6 em 6 meses, salvo casos em que seja necessário um acompanhamento mais rigoroso, normalmente em tratamentos periodontais e em doentes que realizam tratamentos ortodônticos.

Porque é importante fazer destartarizações?

A Destartarização/Limpeza Dentária consiste na remoção da placa bacteriana, tártaro, pigmento dentário e quando necessário aplicação de fluoretos.

Casos estes não sejam removidos podem provocar caries, sangramento gengival, gengivite, periodontite, halitose, entre outros. Tem uma duração de 30 a 40 minutos, podendo variar de acordo com as necessidades do doente.

Nesta consulta é também efetuado o rastreio de caries, doenças periodontais, lesões na cavidade oral e instrução dos hábitos de escovagem.

Porque é importante para quem tem implantes?

A acumulação de placa bacteriana nos implantes afeta os tecidos moles adjacentes, podendo desenvolver mucosites peri-implantares ou peri-implantites (processo infeccioso dos tecidos em redor do implante, provocando a perda do osso de suporte e consequentemente o implante).

higiene oral

Porque é importante para quem tem aparelho ortodôntico?

A consulta de higiene oral é fundamental para o sucesso do próprio tratamento. Para que os dentes se movimentem corretamente os seus tecidos de suporte (gengiva, osso e ligamento) têm de estar saudáveis.

As consequências de não cumprir rigorosamente as indicações do ortodontista para a realização das consultas de higiene Oral são:

• Cáries, com ou sem compromisso do nervo;
  • Fraturas de coroas ou em casos mais graves perda de dentes;
  • Perda óssea.

Quais os cuidados recomendados pelos nossos médicos dentistas?

Escovar os dentes 3 vezes ao dia, após as refeições.

Usar o fio dentário diariamente antes da escovagem.

Utilizar raspador de lingua.

Beber muita àgua.

Ter uma alimentação saudável.

Agende a sua consulta para um sorriso perfeito

Entre em contacto com a nossa equipa experiente e comece o seu caminho para um sorriso saudável.

Agende a sua consulta para um sorriso perfeito