Periodontologia

O que é a Periodontologia?

A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças periodontais ou das gengivas. A inflamação e o sangramento das gengivas são situações relativamente comuns, causadas pela presença de bactérias no sulco gengival, levando a uma gengivite.

Se a gengivite não for tratada e se houver suscetibilidade do paciente, as bactérias vão penetrando mais profundamente, atingindo o osso, ativando a sua destruição, instalando- se então uma periodontite. A doença periodontal é uma das principais causas de perda precoce de dentes em adultos.

As doenças periodontais são doenças crónicas pelo que, após se ter controlado a doença com os tratamentos, é estabelecido um plano de manutenção ou de suporte destinado a evitar que ocorram recidivas.

O que são doenças periodontais?

São doenças que afectam os tecidos que envolvem e suportam os dentes – periodonto – que incluem, para além da gengiva, o osso alveolar e outras estruturas responsáveis por manter os dentes firmemente implantados nos maxilares.

As doenças periodontais dividem-se em dois grandes grupos: as gengivites e as periodontites. Nas gengivites há uma inflamação superficial da gengiva, sendo facilmente tratadas, com recuperação total dos tecidos.

Nas periodontites há uma destruição das estruturas mais profundas, com reabsorção do osso, e se não tratadas, podem levar à perda do dente. Geralmente não causam dores, mesmo nos casos mais avançados

Qual a causa das doenças periodontais?

A causa mais frequente das doenças da periodontologia são bactérias. Na boca existem mais de 300 tipos diferentes e muitas delas são potencialmente lesivas para a gengiva.

As bactérias que vivem na boca acumulam-se na superfície dos dentes e no sulco gengival, constituindo a placa bacteriana. Quando as bactérias crescem em número ultrapassando um certo nível, produzem as doenças periodontais.

Periodontite e outros Tratamentos

Os implantes dentários surgiram para conseguirem substituir os dentes perdidos.

No entanto, se o paciente não fizer as consultas de manutenção periodontal e não seguir as instruções de higiene, a perda de suporte de osso que ocorre nos dentes naturais com a evolução da doença periodontal não tratada também ocorre nos implantes, sendo a sua progressão ainda mais rápida.

Se existirem os cuidados adequados na manutenção dos dentes e implantes estes permanecerão intactos como os dentes. Paciente fumadores têm mais riscos de perda de implantes e uma evolução mais rápida e agressiva da doença periodontal.

Alguns pacientes que têm periodontite, por apresentarem dentes muito apinhados, que
dificultam ou até impossibilitam uma higiene oral adequada, têm indicação para colocar aparelho ortodôntico.

Este aparelho deve fazer forças suaves e ligeiras. No entanto, só está indicada a colocação de aparelho ortodôntico nos pacientes onde a peridontite está controlada e não ativa.

periodontologia

A diabetes mellitus é uma doença de natureza crónica que resulta numa alteração do metabolismo dos hidratos de carbono (açucares) devido a uma insuficiência, total ou parcial, da produção de insulina. O aumento de glicose no sangue vai provocar alterações em diferentes funções do organismo, nomeadamente na resposta inflamatória, na cicatrização dos tecidos, na resposta imunológica e na circulação sanguínea.

Estas alterações levam a um aumento da suscetibilidade a infeções na cavidade oral. Por sua vez, a periodontite é uma doença crónica inflamatória multifatorial que resulta numa destruição dos tecidos de suporte (formação de bolsas) e sustentação do dente. Caso não se proceda ao tratamento/controlo periódico, esta doença poderá levar a uma destruição do tecido ósseo, e consequentemente à perda dentária.

Ao se associar a doença periodontal com a diabetes, verifica-se que existe uma relação bidirecional: a diabetes vai provocar uma maior destruição dos tecidos periodontais, agravando assim a severidade da periodontite e, por outro lado, a doença periodontal vai alterar a resposta à insulina e, consequentemente, agravar a condição da diabetes.

periodontologia

A mobilidade dentária associada às doenças gengivais é reversível?

Nos casos em que a mobilidade não é muito acentuada, pode diminuir após o tratamento. Contudo, pode não desaparecer totalmente porque, geralmente, a quantidade de osso não aumenta após o tratamento da periodontite.

Esta é uma das razões que justifica a necessidade de fazer o diagnóstico e tratamento precoce das doenças periodontais.

Como é realizado o tratamento periodontal?

Para o diagnóstico do tratamento periodontal é fundamental um exame um exame clínico detalhado e um exame radiográfico. Uma vez diagnosticado a gengivite ou periodontite é realizado o seguinte procedimento:

1

Realização do Periodontograma que consiste na medição das bolsas existente.

2

Realização de Alisamentos radiculares onde é removido o tártaro e a placa bacteriana subgengival.

3

Instruções de uma correta higiene oral.

4

Reavaliação após 2 meses da primeira fase do tratamento para avaliar a eficácia do tratamento realizado.

5

Manutenção: O paciente passa para a fase de manutenção quando a periodontite não está ativa.

Agende a sua consulta para um sorriso perfeito

Entre em contacto com a nossa equipa experiente e comece o seu caminho para um sorriso saudável.

Agende a sua consulta para um sorriso perfeito